12 de jul. de 2011

Lição 26 - Pense Magro - Reconheça os Erros Cognitivos

Vamos a mais um dia, sem correria, papéis na mesa, vontade de ler, vontade de dormir, ai que saudades de fazer uma seção de fazer um "nada", não pensar, só deixar o tempo ir....


Vá lá, não viemos para esse mundo para a ociosidade, mas li uma frase da Agatha Christie que achei super: "Não acho que a necessidade é a mãe da invenção - uma invenção, na minha opinião, surge diretamente da indolência, possivelmente também da preguiça. Para poupar-se trabalho."


Risos - minha cara... aliás, ler Agatha e seus Diários me trazem a sensação de conversar com uma velha amiga que é tão semelhante à você...


Well - bem - ontem fui ao cinema e meu debate pessoal e dividi com o grupo é se eu deveria ou não comer pipoca com a manteiga, o Super Combo do Cinemark - comi, me despedi, CLARO que é um erro cognitivo, que não identifiquei no dia 26 quando postei lá no grupo, hoje detectei rapidinho e para não ficar confusa copiei da Lição para não esquecer, além de um que não está listado... ou está - sei que tenho mania de "me despedir" da comida, como se nunca mais fosse comer... o que teoricamente será verdade: a pipoca do cinema é cara... levo de casa - risos...


Para ilustrar os Erros que identifiquei hoje, segue trechos do livro e os erros achados hoje:


Erro Cognitivo n°2: Adivinhação negativa do futuro

Você prevê o futuro de forma negativa, sem considerar outros resultados possíveis.
Exemplos:
. Visto que eu não emagreci nesta semana, nunca conseguirei emagrecer.
Visto que eu cedi aquele desejo, nunca serei capaz de tolerar desejos.

Erro Cognitivo n°3: Leitura excessivamente positiva do futuro

Você prevê o futuro muito positivamente, sem considerar outros resultados possíveis.
Exemplos:
. Conseguirei comer só um pedacinho desta comida que desejo, ficarei satisfeito e pararei de comer.

Erro Cognitivo n°4: Raciocínio Emocional

Você acha que seus pensamentos são verdadeiros, embora as evidências objetivas digam que não.
Exemplos:
. Se eu tenho a sensação de que fracassei por me desviar da dieta então eu sou, de fato, um fracasso.

Erro Cognitivo n°7: Regras Disfuncionais

Você impõe ações sem considerar as circunstâncias.
Exemplos:
. Não consigo desperdiçar comida.

Erro Cognitivo n°8: Justificação

Você usa dois conceitos sem conexão (para justificar sua alimentação)
Exemplos:
Eu mereço comer isto porque estou muito estressado
-Vou me despedir, é a última vez que ou comer....

Erro Cognitivo n°9: Maximização:

Exemplos: Você faz a situação parecer maior ou pior do que e realmente. Eu não consigo tolerar essa vontade de comer. Eu não tenho força de vontade.



Compromissos Lição 26



Quando eu reconhecer, de imediato, meus erros cognitivos, fazer dieta será mais fácil.


Lista das Tarefas de Hoje


Quando eu perceber um pensamento sabotador, irei: identificar o erro cognitivo correspondente.



Marque as tarefas que você completou.
Para qualquer item que não tenha completado, anote agora a data em que irá completá-lo.


____Li, pelo menos duas vezes hoje, os Cartões de Enfrentamento das Vantagens de emagrecimento, NÃO TENHO ESCOLHA, Não está Certo e Volte aos Trilhos

(X) Sim ( ) Não


____Li outros Cartões de Enfrentamento quando foi necessário

(X) Sim () Não

___Comi devagar, sentado e observando cada porção.

(X) Sim () Não

Assinale um item:

Todas as vezes ()  A maioria das vezes (X)   Algumas vezes()

___Elogiei-me quando em engajei em comportamentos funcionais para a Dieta

Assinale um item:

Todas as vezes() A maioria das vezes (X) Algumas vezes()

___ Fiz exercícios espontâneo hoje 


         (X) em todas as oportunidades    ()algumas vezes

             ()Uma vez ou duas vezes            ()Nenhuma vez

____N____ Fiz exercícios físicos planejados
____S____ Fiz um planejamento alimentar escrito para amanhã.
____S____ Monitorei por escrito todos os alimentos consumidos hoje, logo após as refeições.
____S____ Esforcei-me para aceitar o que tenho que fazer para emagrecer (PACIÊNCIA).
____S____ Identifiquei os erros cognitivos que corespondem aos meus pensamentos sabotadores.

Nenhum comentário: