15 de jun de 2011

Lição 16 - Pense Magro - Elimine a Alimentação não Planejada.


Bom dia novamente!!!

E vamos em frente com a nossa jornada em busca do peso ideal e da saúde...

Como comentei ontem: o frio, aí o frio, a vontade de comer sopinha e pronto, lá fui eu comer muita sopa... que desânimo comigo mesma, sem exercícios... e a sopa me seduziu...

Não posso desanimar, não posso desanimar e não vou desanimar... a culpa está na mente, vou fazer os cálculos na calculadora de pontos e ver se extrapolei, de repente estou preocupada e chateada à toa não é?

Por falar em calculadora, vá ao Site da Saúde Abril e aproveite as ferramentas, ajudam muito na dieta...

Apesar de eu optar em fazer a "Dieta do Arroz Feijão" e usar a técnica dos "Vigilantes do Peso" - encontrar outro site com a juda do cálculo de quantos pontos (Dieta dos Pontos do Dr. Halpbern) deveremos consumir e a tabela interativa dos alimentos ajudou e muito a ver ontem que minha dieta está equilibradinha:
 Frutas, legumes, verduras, arroz e feijão, uma carne e meu lanchinho da noite, sem fome e sem sacrifício, só no dia da sopa é que aperta, estou procurando uma forma de resistir ao macarrão - risos... massas e meus pecados...

Meus Pontos para a Dieta dos Pontos é 299 - estou consumindo uma média de 280 pontos... fico com um saldo de 19 pontos, para quem não exercita ainda fica melhor equilibrar o emagrecimento e para o VP ainda estou na faixa de 26 Pontos diários... quase igual não é mesmo??

O segredo para ambas as dietas ou qualquer dieta é utilizar os Pontos Zero das tabelas ou Verdes como tem outras dietas que sugerem por Cor... não é difícil, é uma mudança de hábito e é importante adquirir esse o mais rápido possível: alimentar-se com 5 porções de alimentos durante o dia do reino vegetal - sugestão? 1 fruta pela manhã, na hora do almoço e no jantar, uma salada no almoço e no jantar... se a fominha bateu, pode comer mais 5 porções Zero de horti-fruti... como diz um professor de Ginástica do SESC: "A cura da obesidade está no varejão" e eu não duvido... e a tabelinha do meu peso ali do lado não nos deixa mentir...

Em relação ao desafio "Desistir? jamais!" - estou tomando o chá e observando a quantidade de água, realmente faz toda diferença

Bem - a Lição de hoje está de fato me "consumindo" - não que eu não programe, não que eu não esteja me monitorando, o meu problema está em quando programo a sopa, não consigo ficar somente em uma "cumbuquinha" - o calor e o sabor... nem vou falar mais... portanto é isso aí.... deu para ver que sei o que tenho para fazer, mas ontem "pisei na bola" com a quantidade - e com o planejado, achei que comeria lanchinho, mas  o frio me chamou para a sopa... o cardápio era para ter sido assim:

Café da Manhã
Pão + Queijo Mineiro + Leite desnatado + Café

Lanche
Maçã+Café+Chá (mudei a rotina, pois deu dor de cabeça não comer o lanche da manhã)

Almoço
Arroz+Feijão+Filé de Frango desfiado com Milho+Ervilha+Cenoura+Acelga+Brócoles+Agrião+Goiaba

Lanche da Tarde
Era para ser só chá - fiz torrada com Pão Francês + Requeijão de Corte

0
Era para ser lanche de pão sírio, mas como comi pão no lanche, mudei o cardápio para sopa de feijão+batata+macarrão+acelga+brócoles+cenoura

Viu - programar é bom, mas a fome às vezes se confunde com a vontade de comer e nos deixamos levar pelo desejo intenso de algo e "voilà" - a prgramação mental demora mesmo para ser assimilada... mas eu vou permanecer hoje no planejamento e ficar tranquila... eu posso e haverá mesmo dias de acertos (maiores espero) e erros, que devem ser pedoados e corrigidos IMEDIATAMENTE....

Falei, falei e falei, ainda bem que temos um blog.... risos, coitados de nossos técnicos se tivessem de fato que ouvir, ouvir e ouvir.... 

Bem, vamos aos compromissos do "Livro Pense Magro" Dia 16????

Compromissos Lição 16

 Quando eu aceitar o fato de que devo desistir da alimentação espontânea,  fazer dieta será mais fácil.
Lista das Tarefas de Hoje
Quando eu estiver com vontade de comer alguma coisa não planejada eu irei:  Ler, ver TV, dançar no WII
 Estava eu conferindo o dia 16 no EXCEL e qual não foi minha surpresa ao ver que eu não havia pensado em nada para me distrair (isso foi dia 08 de junho - viu como não planejar e preparar a mente nos causa "improvisos")
 Marque as tarefas que você completou. Para qualquer item que não tenha completado, anote agora a data que irá completá-lo:
____Li, pelo menos duas vezes hoje, meu Cartão de Vantagens de emagrecimento
(X) Sim ( ) Não

____Li outros Cartões de Enfrentamento quando foi necessário
(X) Sim () Não
___Comi devagar, sentado e observando cada porção.(X) Sim () Não
Assinale um item:
Todas as vezes ()  A maioria das vezes (X)   Algumas vezes()
___Elogiei-me quando em engajei em comportamentos funcionais para a Dieta
Assinale um item:
Todas as vezes() A maioria das vezes (X) Algumas vezes()
___ Fiz exercícios espontâneo hoje 
          () em todas as oportunidades    ()algumas vezes
             ()Uma vez ou duas vezes             (X) Nenhuma vez
_N_Fiz exercícios planejados 
_S_Fiz meu planejamento alimentar para amanhã
_S_Monitorei por escrito todos os alimentos consumidos hoje, anotando logo depois de acabar de comer
_S_Fiz o cartão de enfrentamento para o "NÃO TENHO ESCOLHA"



Nenhum comentário:

A semana passou e...

Boa Tarde!! A semana anterior foi produtiva!! Já fiz 3 lições do "Pense Magro" - embora precise ser mais assertiva, sei ...

Cartão de Enfrentamento

Tanto quanto eu quero comer esta comida e aproveitar um ou dois minutos de prazer, emagrecer é muito importante para mim.

Todas as dietas capacitam você para o emagrecimento obedecendo ao mesmo princípio, fazendo você comer menos calorias.

Escolha uma dieta que lhe permita comer uma variedade razoável de alimentos. Você poderá emagrecer mesmo que a dieta não seja nutritiva, mas seu corpo se rebela - e você engorda outra vez.

Este programa ensina você a modificar sua dieta através do processo de indulgências planejadas inseridas em toda programação alimentar: Isto pode ajudá-lo a aderir a dieta por muito mais tempo.

Quando eu aceitar os exercícios como essenciais e começar a praticá-los constantemente, fazer dieta será mais fácil.

Quando eu tiver um Técnico que esteja me dando apoio e me ajudando regularmente, fazer dieta será mais fácil.

Quando eu fizer mudanças em casa e no trabalho para afastar qualquer tentação, fazer dieta será mais fácil.

Quando eu aceitar o fato de fazer dieta exigir tempo e energia, e de que eu preciso adaptar meu planejamento diário, fazer dieta será mais fácil.

Quando eu aceitar o fato de que tenho de comer devagar e prestar atenção em cada porção do que estou comendo, fazer dieta será mais fácil.

Quando eu conseguir desenvolver minha autoconfiança por meio de concessão de elogios, fazer dieta será mais fácil!!

Quando eu aceitar o fato de que tenho de me sentar sempre que for comer qualquer coisa, fazer dieta será mais fácil!

Quando eu aceitar o fato de que preciso ter uma programação alimentar saudável para toda a minha vida, fazer dieta será mais fácil.

Quando eu Lembrar continuamente de todas as razões pelas quais quero emagrecer, fazer dieta será mais fácil. - Não Tenho Escolha!

Não tenho escolha.

Quando eu aceitar o fato de que tenho que emagrecer 2 quilos de cada vez, fazer dieta será mais fácil.

Quando eu aprender a reconhecer a diferença entre fome e o desejo incontrolável de comer, fazer dieta será mais fácil.

Quando eu superar minha intolerância à fome, fazer dieta será mais fácil.

Quando eu parar de ceder aos desejos e eles se tornarem mais fracos, fazer dieta será mais fácil.

Quando eu aceitar que tenho que escrever um plano alimentar todas as noites para o dia seguinte, fazer dieta será mais fácil.

Não é certo comer alimentos não planejados!

Quando eu aceitar o fato de que tenho que monitorar minha alimentação por escrito, fazer dieta será mais fácil.

Quando eu aceitar o fato de que devo desistir da alimentação espontânea, fazer dieta será mais fácil.

Quando eu aprender a parar de comer, mesmo que ainda tenha comida no prato, fazer dieta será mais fácil.

Quando eu conseguir modificar meu conceito de saciedade, fazer dieta será mais fácil.

Se não consegue fazer uma caminhada, quase apressadamente, depois da refeição, significa que você comeu em exagero e talvez tenha uma definição irrealista de saciedade

Para ter sucesso em sua meta de emagrecer e não voltar a engordar, é preciso se acostumar a não comer além da quantidade estabelecida no planejamento alimentar.

Se você quiser ser bem sucedido na meta de emagrecer e não voltar a engordar é necessário aprender a reconhecer o seu ponto de satisfação e, então parar, imediatamente, de comer.

Quando eu parar de me enganar sobre minha alimentação, fazer dieta será mais fácil

Volte aos trilhos:
Se eu comer o que não devo, ainda assim, não terei estragado tudo. Isso não e o fim do mundo. Eu posso retomar meu planejamento alimentar neste minuto. Só porque cometi um erro, não significa que tenho que continuar comendo. Isso não faz sentido. E milhões de vezes melhor parar agora do que me dar permissão para comer mais.

Quando eu encarar meus deslizes apenas como erros e me decidir comprometer novamente, no mesmo momento, com o planejamento alimentar, fazer dieta será mais fácil.

Certo dia a balança vai registrar exatamente o peso que deveria registrar: em função daquilo que você come, da energia que gastou nos últimos dias, da quantidade de líquido retido e de outras influências biológicas.

Quando eu aprender a usar o resultado da balança como informação para guiar meu planejamento alimentar, fazer dieta será mais fácil.

Quando eu aceitar as mudanças que preciso realizar, fazer dieta será mais fácil.

Paciência!!!!

Vou me esforçar para aceitar o que tenho que fazer para emagrecer (PACIÊNCIA)

Fazer dieta pode não ser justo, mas eu tenho duas escolhas: eu posso ficar com pena de mim, parar de seguir meu planejamento, não atingir minha meta e continuar a me sentir infeliz comigo mesmo ou então eu posso praticar a empatia comigo mesmo, mas ir em frente e fazer o que sei que preciso.
Todo mundo experimenta algum tipo de injustiça na vida.
Essa é uma das minhas.
Além disso, a grande injustiça comigo seria deixar que essas desculpas me impedissem de atingir a meta que eu quero tanto alcançar.

Quando me parecer injusto não poder comer alguma coisa, reconhecer que estou certa. Então, me perguntar: Que injustiça eu devo escolher: não poder comer isto ou não emagrecer? Então, responder: "Paciência" e ir em frente.

Quando eu deixar de dizer para mim mesmo que fazer dieta não é justo, fazer dieta será mais fácil.

Quando eu focalizar meus esforços apenas no que tenho que fazer hoje, fazer dieta será mais fácil.

Quando eu estiver bem treinado para a identificar meus pensamentos sabotadores, fazer dieta será mais fácil.

Quando eu reconhecer, de imediato, meus erros cognitivos, fazer dieta será mais fácil.

Quanto mais você praticar idéias anti-sabotadoras, mais automaticamente reagirá aos seus pensamentos sabotadores, mesmo sem os Cartões de Enfrentamento.

Não é verdade que não consigo me controlar. É que não quero me controlar exatamente neste momento. Este desejo por comida está forte, mas há uma porção de coisas que posso fazer para contrariá-lo. Ficarei contente por contrariar estes pensamentos.

Quando eu aceitar o fato que é dessa forma que tenho que monitorar minha alimentação, fazer dieta será mais fácil.

Quando eu aprender a usar a balança como instrumento de informação para orientar meus esforços, fazer dieta será mais fácil.

Quando eu acreditar firmemente que eu tenho o direito de falar não aos que insistem para eu comer, fazer dieta será mais fácil.

Quando eu começar a me preparar antecipadamente para comer fora, fazer dieta será mais fácil.

Quando eu aceitar que tenho que seguir uma estratégia de dieta nas férias, fazer dieta será mais fácil.

Quando eu começar a usar outras estratégias, que não a
comida, para me acalmar, fazer dieta será mais fácil.

Quando eu acreditar em mim, fazer dieta será mais fácil.

Quando eu tomar medidas para reduzir meu estresse, fazer dieta será mais fácil.

Quando eu aceitar os exercícios como essenciais e começar a praticá-los constantemente, fazer dieta será mais fácil.

Quando eu der os primeiros passos para para enriquecer a minha vida, fazer dieta será mais fácil.

Quando eu criar uma Rotina consistente do uso das Habilidades para emagrecer, fazer dieta será mais fácil.