17 de nov. de 2008

O que como no dia a dia!!



Eu sei que o que como no dia a dia me faz engordar...
Mas tenho mais ciência do que "não como" me faz engordar mais ainda...

Lembro que quando estava assídua com a Reeducação Alimentar saía do Supermercado tão cheia de compras que "dava até vergonha" - explico...

A Reeducação é uma maravilha, quase que nos tornamos vegetarianas... aprendemos a cozinhar variedades imensas de legumes e aprendemos várias formas de variações para realçar os sabores...

Quando comecei a emagrecer o povo me perguntava:

- O que você faz para emagrecer???
Respondia com o sorriso mais cândido do mundo:
- Comendo...

O Anjo ficou preocupado quando um dia falei:
- Vou emagrecer e preciso começar a dieta..
Ele engoliu em seco, deu um sorriso meio que sentido (tem dó, achava que eu iria passar a maior fome)...

Conclusão - 4 semanas depois, olhando para a mesa cheia de variedade de comida comentou:
- Puxa, estamos comendo mais e você e eu estamos emagrecendo...

Pois é - pois é - segundo o Vigilante do peso, nos 10 Mitos das Dietas, nos explica esse "absurdo"...

Come-se bastante folhas: fibras, sais minerais e vitaminas
Menos carbos refinados, menos proteínas - menos comidas "pesadas" - mas que "enchem nossos olhos" - percebeu-se em estudos que "comemos com os olhos" e se isso estiver em equilíbrio - emagrecemos...

A forma ideal de comer e emagrecer:

Todos sabemos:

Divide um prato aí em 4 partes...
Na metade do prato coloque verduras, legumes
no outro quarto do prato coloque um filé (frango ou peixe ou carne bovina)
e no outro quarto divida a porção de arroz com feijão (ou batata ou farofa)

Bem assim:
Verduras, Legumes (Fibras, Sais Minerais e Vitaminas) - 1/2
Carbohidratos e Proteínas 1/4

Difícil???

Quase impossível...

A minha realidade???

pela manhã
Café, com 1/2 filão... cadê a fruta???????????

Almoço
Arroz, feijão, pequena porção de farofa, um bife, salada de beterraba, maionese...

Lanche da tarde - para hoje não sei

Jantar
Vou pensar...

Aonde está o erro?????

Fácil:

Planejar o Cardápio... se não fizer isso - não há dieta, regime, reeducação que dê certo..

Lista de Compras... não adianta comprar o que não vai consumir... por mais que variedade é importante, também é importante gostar do que vai comprar... quando estava mais disciplinada, comprava 3 unidade de cada fruta que eu gosto e 3 espécies de verduras e legumes... não variava na semana, mas variava no mês...

É - por enquanto é isso... não gosto de saber que me vigio tão pouco, mas tenho que começar por algum lugar...

Até...

Nenhum comentário: